Skip to content

Mãe (não) é tudo igual!

08/05/2011

No Dia das Mães é comum acontecer uma comoção geral, todos parabenizarem as mães, as avós, as sogras, as mulheres na rua. Mas será que todas as mães merecem os votos?

Dizem que toda mulher possui o instinto materno, categoria presente em todos os animais. Toda fêmea possui a capacidade de gerar, dentro de si, outro ser de sua espécie. Quando nasce, o filhote necessita de cuidados básicos como proteção e alimento, que são assegurados pelo instinto maternal. Mas existe outra categoria, criada pela civilização humana, chamada sentimento materno. É essa que garante o bom convívio social para o futuro adulto, que educa e reproduz valores humanos. Claro que as duas categorias não se dividem dicotomicamente. O sentimento nasce, muitas vezes, do instinto. Esse sentimento é entendido aqui como coisa criada oposta à coisa congênita.

Não seja mãe pelo útero. Filho não lhe pertence, não é propriedade sua! Seja mãe pelo sentimento materno, pelo desejo de criar e educar alguém para fora de si. O fantástico da maternidade é a dedicação cega, o amor míope que não rompe pelo fato de não ver. Se você, que é mãe e reclama ser difícil a sina, tenha certeza que é bem mais difícil ser filho e entender o amor sem volta. Não use a maternidade para provar, crescer e saber. Nada disso vale o custo de uma vida ingrata com razão. Feliz Dia das Mães para Dicéia, mãe adotiva de Wellington Menezes de Oliveira que desistiu. Feliz Dia das Mães para Sharon, que injeta botox no rosto da filha de sete anos.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: